quarta-feira, julho 17, 2013

Um estalinista nas redes sociais


 Via Estado Sentido, pude ver o belo comentário que Miguel Tiago, deputado do PCP que mais parece um cruzamento de porteiro de discoteca com um vendedor de sapatos na feira (ou um estivador, cuja greve eles apoiaram tanto), colocou aqui há uns tempos no Facebook. Eu nem acho que postagens destas mereçam grande importância, mas depois do escarcéu por causa de uma piadinha inócua de Carlos Abreu Amorim, abriu-se a comporta da crítica.

O notório saudosista da Revolução de Outubro diz isto: "A corja que despreza a constituição que se ponha a pau. É que se o meu direito à saúde, educação, pensão, trabalho, habitação, não valem nada, então também os seus direitos à propriedade privada, ao lucro, à integridade física e moral deixam de valer! E nós somos mais que eles."

É um belo texto digno de um totalitário convicto. Defende obviamente a actual Constituição, como se ela não tivesse elementos datados de um período político especial, em que o PCP tinha forte influência, e estivesse acima de todas as discordâncias, sem que se pudesse mudar nada. Exibe a sua faceta mais comunista, dando a entender que os direitos que enumera têm de ser todos assegurados pelo Estado (ou seja, caberiam aos organismos estatais, por exemplo, empregar toda a gente para que não houvesse desemprego, como na URSS), e que não existem como direitos negativos (aqueles que o Estado não pode proibir os cidadãos de os exercerem); e que os direitos à propriedade privada, etc, pertencem a pessoas completamente diferentes, como se não fossem direitos fundamentais e gerais, e coubessem apenas "aos poderosos". Só que o direito de propriedade também pode ser sobre uma horta ou um par de rezes, que asseguram o mesmo direito à alimentação a que o deputado Tiago se refere.

Exibe a sua faceta de controleiro e brigadista, ao fazer ameaças à integridade física de seja lá quem for. E quer fazer as pessoas passar por parvas, ao afirmar que "somos mais que eles". "Somos" quem? Que eu saiba, o PCP só tem 13 deputados (a par dos apêndices Verdes e Intervenção Democrática), a CDU teve menos de 8% nas últimas legislativas, e mesmo que as sondagens actuais sejam favoráveis, não conseguem chegar sequer aos níveis de 1987. Ou considerar-se-à Miguel Tiago uma pobre vítima como o "povo" de que se acha o máximo representante? Pobrezinho, como deputado que é deve estar a passar por imensas dificuldades. Esquece-se também de que é tanto representante do Povo como qualquer outro deputado eleito. E que o salário que lhe pagam com o dinheiro dos contribuintes e o seu estatuto não admitem que faça ameaças físicas seja a quem for.

Depois da referida piada inócua de Abreu Amorim a gozar com os "magrebinos" (entre os quais me incluo), escândalo que o levou a pedir desculpas públicas, seria de esperar que Miguel Tiago optasse no mínimo por algum recato depois da divulgação desta bazófia estalinista. Mas não. Ao que parece, e desta vez no twitter, classifica quem a mostrou de "bloggers de extrema-direita " pagos "pela Assunção Esteves". Não sei o que será pior: se a falta de senso e de decoro de certos agentes políticos, se a compreensão e tolerância de que gozam, em comparação com outros que aparecem logo trucidados na imprensa. 


Um comentário:

Zé Maria disse...

este gajo é uma besta... infelizmente nao é o único. Nem é um exclusivo do PCP. Cada vez mais no boletim de voto, gostaria de colocar uma cruz em caras que NAO GOSTARIA de ver na Assembleia. Nao creio que esta "linha de pensamento" (se é que se pode chamar a isto pensamento...) seja representativa do que quer que seja.