quinta-feira, julho 11, 2013

D. Manuel e os Jerónimos mereciam melhor



Ao ver na televisão a primeira missa celebrada por D. Manuel Clemente, como Patriarca de Lisboa, nos Jerónimos, e o friso de convidados nas primeiras filas (que incluía Cavaco, Passos e Portas), pensei logo que apareceriam inevitavelmente os comentários quanto à "violação da laicidade". Dito e feito: em caixas de comentários de jornais e blogues, vieram logo os guardiões da "sua" laicidade, bramindo contra a "incrível promiscuidade entre estado e Igreja", que mais lembrava "tempos medievais" e "o salazarismo". A esse propósito, houve uns quantos que compararam D. Manuel Clemente a D. Manuel Cerejeira, o que prova que a ignorância e a estupidez opinativas se propagam à velocidade da luz. Ainda por cima, o novo Patriarca falou durante a Missa do exemplo das populações do Norte, que "bem nos pode inspirar a todos, pela capacidade de resistir, recomeçar e inovar": mais protestos, desta vez porque "promoveu o separatismo", ou então era porque o Norte "tem mais reaccionários e beatos do que o Sul (que como todos sabem, é um modelo ímpar de desenvolvimento)". Está visto que para alguns, elogios às populações do Norte equivalem a tentativas de achincalhar o Sul. Mas que terá esta gente para ser tão ressabiada?
 
Entretanto, ouviram-se palmas à entrada de Cavaco e de Passos Coelho. Mário Soares, na versão decadente e radical que lhe conhecemos agora, acusou os "capangas" do Governo de serem os autores dos aplausos, e D. Manuel Martins de não os ter impedido "começando mal" o seu mandato, num evento que relembrava os tempos "em que o fascismo" andava colado à igreja. Palavras de um primo-republicanismo e de um facciosismo para quem a Igreja só é aceitável se estiver submetida aos joelhos do laicismo, e  a direita só pode ser aplaudida por "capangas", pois que o povo, o bom povo, estará sempre do lado dos "laicos, republicanos e socialistas".
 
Este jacobinismo não é novo nem, como disse no início do post, inesperado, e manifesta-se em ocasiões em que o ódio político anda à tona do vapor de água. Ficou parado nos anos setenta, tem constantemente de ir buscar vocabulário que contém coisas como "fascismo", Salazar", "Idade Média", "beatos", e agora até vão desenterrar o Cardeal Cerejeira para o compararem a ...D. Manuel clemente. De D. António Ferreira Gomes ou D. António Barroso é que esta gente não se lembra. Nem que o aproveitamento político que fazem também viola a laicidade.
 
Verdade seja dita que quem aplaudiu também não tinha muito a noção de onde estava. Como disse Azeredo Lopes, uma Igreja (e logo aquela) não é um local para se aplaudir nem para se apupar, muito menos para se fazer chicana política. Até porque demonstrou uma clara falta de respeito para com o novo Arcebispo de Lisboa. Este, ao contrário do que disseram os detractores de ocasião, quando lhe perguntaram o que achou dos aplausos aos políticos presentes, limitou-se a responder: "terá de perguntar isso a quem aplaudiu, porque nessa altura estava na Sacristia a paramentar-me". Simples e cortante. Os Jerónimos e D. Manuel mereceram a solenidade e o cumprimento de quem lá estava, mas dispensavam as vénias subservientes e as criticazinhas ocas que se ouviram. Que Deus lhes perdoe.
 
 

Nenhum comentário: