quinta-feira, fevereiro 07, 2013

"Casas de Brasileiro"


 
Sempre tive um fraco pelas chamadas "casas de brasileiro". Em tempos eram consideradas um símbolo de novo-riquismo e ostentação dos que voltavam a Portugal com grande fortuna feita no Brasil, para onde tinham partido décadas antes com uma trouxa e a roupa do corpo. Um pouco à imagem de muitos emigrantes que actualmente vêm de França ou da Suíça e constroem enormes vivendas de gosto duvidoso que os façam esquecer um passado pouco digno de memória. A grande diferença é que as casas dos brasileiros torna-viagem tinham na maioria das vezes uma sensibilidade estética e uma grandiosidade que os mamarrachos de betão actuais nem de longe nem de perto atingem (mas daqui a uns cem anos se verá se é mesmo assim ou não).
 
Talvez pelo seu exotismo ou por descender de um "brasileiro" que voltou à pátria, desde pequeno que estas casas me intrigaram. Há-as às dezenas pelo país, sobretudo no Norte e Centro, revivalistas, neomanuelinas, neogóticas, etc. A mais conhecida é o Palácio da Quinta da Regaleira, com os seus símbolo maçónicos e o seu poço iniciático, mas há muitas outras, como o palácio do conde Dias Garcia, em S. João da Madeira, a "Villa Idalina", em Seixas (talvez a de que me lembro há mais tempo), mesmo sobre a estrada e o rio Minho, o "castelo de Dona Chica", perto de Braga, a "Villa Campos" à saída de Vila Real, a Quinta do Montadonuma colina de Gaia sobranceira à foz do Douro, e tantas com menor ou igual valor arquitectónico.
 
Quem gostar destas construções pode ver a exposição de cinquenta fotografias de "casas de brasileiro" no Centro Português de fotografia, na antiga Cadeia da Relação, no centro do Porto. Não convém é haja grandes atrasos, porque só está aberta até dia 12 de Fevereiro, dia de Carnaval.
 
 

Nenhum comentário: