quarta-feira, maio 09, 2012

O ciclo francês


Não percebo, sinceramente, tanta excitação com a eleição de François Hollande. Dir-se-ia que o homem é um Messias descido aos Campos Elísios. Que Obama fosse considerado como tal, ainda vá, agora Hollande...ainda por cima, era uma coisa esperada.
No rescaldo das eleições em dois dos países que me são mais queridos, falei antes da Grécia porque o resultado das suas eleições me parece muito mais decisivo para a Europa do que o das presidenciais francesas. Não é pelo PS francês estar à frente do poder executivo que o rumo da Europa vai fazer uma inflexão extrema, até porque os Euros não abundam. Por cá, houve quem entrasse em pânico e previsse a catástrofe, não sei porquê. E há também quem esteja em êxtase e ache que com Hollande tudo vai mudar, os problemas serão resolvidos e vai chover mel. Mário Soares é um desses, e até acha que o PS deve rasgar o acordo com o memorando do triunvirato. Já teve dias melhores, até a nível psíquico e de memória. Talvez nem se lembre que também ele teve de cumprir acordos semelhantes quando estava à frente do governo


É possível que com os socialistas no poder em França as medidas europeias de combate à dívida pública e crescimento da economia mudem qualquer coisa, mas não se esperem alterações radicais. É impossível que Hollande cumpra as medias populistas que prometeu, como aquela coisa de taxação em 75% dos rendimentos de quem receba mais de um milhão de euros ao ano, ou então, aí sim, ficaria no limiar do desastre. Parece-me que terá de ser mais modesto. De resto, os franceses quiseram acima de tudo livrar-se de Sarkozy, de quem estavam fartos, e votaram na alternativa à mão. Os socialistas já estiveram mais vezes no poder - embora tivessem tido poucos presidentes, é certo - mas só mudaram realmente as políticas vigentes quando tiveram como aliados os comunistas: em 1936, com a Frente Popular de Leon Bloum, e em 1981, com a eleição de Miterrand para o Eliseu (deixaram contudo dois marcos que nunca ninguém se atreveu a mudar: as férias pagas e a abolição da pena de morte). Nas outras, pouco mudou. Este é mais um normal ciclo eleitoral, em que o PS volta ao poder, e que só tem de mais incomum o Presidente no cargo ser derrotado nas urnas. Por isso, observemos calmamente qual será o percurso do futuro presidente Hollande, mas olhe-se como mais atenção - e apreensão - para a Grécia.

PS: e Segolène Royal, a ex-companheira de Hollande, derrotada em 2007 por Sarko, estará a roer-se de inveja?

Nenhum comentário: