domingo, abril 15, 2012

Efemérides e lições

As efemérides são sempre um pretexto para se trazer à baila acontecimentos ou personalidades que marcaram determinada época. Os cem anos do naufrágio do Titanic são um bom pretexto para séries de TV, documentários, reposição de filmes (o de James Cameron em 3D é das coisas mais desavergonhadamente divertidas que já vi no mundo do cinema), lançamento de livros com "novas revelações", artigos de jornal, seminários, etc.
Mas é justo reconhecer que não se trata de um evento de somenos: há cem anos, afundava-se boa parte das esperanças na redenção da tecnológica, do progresso imparável, no controlo da natureza pelo homem, do optimismo desenfreado. Uma enorme e orgulhosa construção marítima, considerada "inafundável", acabou engolida pelo oceano na sua primeira viagem, em menos de três horas. Perdeu-se milhar e meio de vidas, assistiu-se a cenas de cobardia e a outras de grande coragem (o comandante afundou-se com o navio), mas a humanidade perdeu boa parte da Esperança ali. Os anos que se seguiram, os da Grande Guerra, só acentuariam essa descrença. Depois voltou o optimismo, por dez anos, até regressar a miséria, o totalitarismo e novamente a guerra.

No entanto, cem anos depois, a maior parte - ou uma grande parte - das pessoas ainda acredita na redenção pela tecnologia e na imparável marcha do progresso tecnológica, que há de tornar este mundo perfeito. Num seu artigo desta semana no Público, Pedro Lomba tecia uma comparação entre o terramoto de 1755 e o naufrágio do Titanic, com referências a Pangloss, essa personagem voltairiana para quem "tudo ia pelo melhor dos mundos", acontecesse o que acontecesse (e fica a ideia de que a orquestra do transatlântico seria o Pangloss de serviço). O pessimismo será comparável, apesar das causas serem diferentes, mas dá-me ideia que continua a haver muitos mais panglossianos crentes na invencibilidade da tecnologia do que seria norma. O que não deixa de ser bizarro.

Nenhum comentário: