quarta-feira, março 02, 2011

Uma semana muito proveitosa

Os triunfos recentes do Benfica foram particularmente saborosos, todos por razões diferentes.


O do Sporting terá sido o mais tranquilo, conhecendo-se a crise aguda por que passa a agremiação verde, mas é sempre gratificante ganhar em casa do eterno rival, e a jogar meio desafio com 10 jogadores. Mas como ouvi dizer, este ano todos ganham em Alvalade excepto o Sporting.


O jogo do fim de semana acabou numa emoção tremenda. Houve de tudo, mas o "minuto a minuto" ainda proporcionou mais emoção. O Benfica a todo o vapor tentando marcar, o guarda-redes maritimista a defender o possível e o impossível, o golo do novo reforço portista a gelar a Luz, Salvio a repor o empate, e mesmo ao cair do pano, Coentrão a fazer explodir uma Luz apinhada, quase se afogando no meio da turba para a qual correu para festejar. E ainda houve tempo para confusões e empurrões. Todos os ingredientes dignos de um grande jogo.




Mas a mim, deu-me mais alegria a vitória em Estugarda, a meio da semana. É verdade que o clube da casa, mormente jogar no imponente estádio Mercedes-Benz, não é o que era há três anos, quando ganhou a Bundesliga, capitaneado por Fernando Meira, e até está muito mal colocado no campeonato. Mas clube alemão é sempre complicado. E mais do que ultrapassar a eliminatória, com mais calma até neste jogo fora, o importante é que se matou definitivamente o borrego, afastando-se duas maldições. Sim, duas: a primeira, mais urgente, era a que revelava o Benfica nunca tinha ganho em solo alemão; a segunda, para os esquecidos, era de que além de ter sido batido por pesados 3-0 em tempos de Trapatonni, o SLB perdeu precisamente neste estádio de Estugarda, em 1988, perante o PSV, a oportunidade de se sagrar campeão europeu pela terceira vez. O penalty do Veloso, aquele terrível momento de desinspiração de uma chuteira...Mas graças aos dois secos de Salvio e Cardozo, são tempos e dificuldades que já lá vão. Não há maldição que sempre dure, e um dia também a de Bella Guttman esfumar-se-à.

3 comentários:

Freddy disse...

Acreditas mesmo que alguma vez o Benfas será novamente campeão europeu???

João Pedro disse...

Acreditar, acredito sempre. Não sabemos o futuro. Mas sei que é extremamente difícil e que requer bastante sorte.

Freddy disse...

a sorte tem muito pouco (ou nada) a ver com isso...