quarta-feira, março 09, 2011

Óscares 2011 (com atraso)


Como a colheita não é das melhores de sempre e a manhã não perdoa, vi apenas uma pequena parte dos Óscares deste ano. Ao contrário do que se opinou, achei que o par Franco-Hatthaway esteve bem, e gostei de ver o regresso das rábulas dos apresentadores fazendo medleys participativos dos filmes, a la Billy Cristal. Deu ainda para testemunhar as entregas dos galardões aos secundários, a (para mim desconhecida) Melissa Leo, que ainda levou um piropo (absolutamente certeiro) da lenda viva Kirk Douglas, e a Christian Bale. Não vi o filme de ambos, mas os habituais desempenhos do rapazinho de O Império do Sol fazem com que o Óscar seja merecido ao menos como prémio de carreira. Pena é que, fazendo a conjugação com quem tem ganho ultimamente, ajude a contrariar fortemente as minhas previsões nestas categorias.
A tradução que vi depois é que deixou muito a desejar. Entre outras imprecisões fartei-me de ver nas legendas o nome de "Trent Reznoe", quando o galardoado com o Óscar de Melhor Banda Sonora Original se chama Trent Reznor, e nem é assim tão pouco conhecido.


Devo dizer que dos principais só vi A Rede Social e O Discurso do Rei. Da génese do Facebook pode-se dizer que é um filme bem montado, bem interpretado, sem falhas, embora longe de ser uma obra-prima. Mas não deixa de ser um mostruário interessante da vida contemporânea, dos seus valores e das suas obsessões e oportunidades. Curioso como David Fincher, realizador que ficou conhecido por fitas como Seven e Alien, tem estado tão mais suave (ou menos maníaco) nas suas últimas obras. A Rede Social não teve grandes triunfos, tirando o argumentista Aaron Sorkin, mas não saiu de mãos a abanar, como Indomável, que levou um banho.
O grande vencedor, O Discurso do Rei, não é, como já se dizia, um enorme filme. Pega numa faceta, ou numa "aresta" de Jorge VI de Inglaterra (e todas as outras possessões) - e aproveita-a para a mostrar como um obstáculo intransponível ultrapassado pelo monarca na hora de maior necessidade. O Rei, que não tinha sido educado para reinar, teve de suportar o caso de Eduardo VII, a sua estroinice que o levou a casar com a impopular Wallys Simpson, e as suas ideias políticas, demasiado simpatizantes do emergente líder alemão, que se tornaria num implacável inimigo do seu país. O ambiente é um tanto sombrio, com cores carregadas, como que a ilustrar as incertezas e angústias daquele tempo, em especial do seu protagonista, que parece carregar todas as desgraças que se abatem sobre o Império Britânico. O filme pega nesse episódio pouco conhecido e mostra a dura luta de Jorge VI (Albert), os seus traumas de infância, em boa parte devidos ao pai Jorge V, a sua amizade com o "professor" Logan, e a determinação de Elizabeth, sua mulher, que ficou para sempre conhecida como Rainha-Mãe. Foca também o caso Eduardo VIII-Simpson, e a discreta influência de Winston Churchill (embora não a sua fidelidade para com o Rei que abdicava).
A tenacidade e as indecisões (ultrapassadas) do Rei são o tema central do filme. A sua união com o povo britânico, ao lado do qual esteve sempre durante os anos de chumbo, é percepcionada no fim. Uma espécie de homenagem ao casal real da Segunda Guerra e a Logan, com alguns temas que podiam ser explorados com menos pressa, que merece umas três estrelas e meia, quatro, mas que no mesmo britishgenre fica um pouco atrás de A Rainha.

A título de curiosidade, Helena Bonham Carter, que interpreta o papel da Rainha, é bisneta de Asquith, o Primeiro-Ministro liberal sob o reinado de Jorge V (sogro da sua personagem).

Nenhum comentário: