segunda-feira, março 14, 2011

Não há solidez que resista ao inevitável



 


As imagens desastre de proporções bíblicas que atingiu o Japão são um murro no estômago. As primeiras notícias que ouvi na rádio já eram inquietantes, e falavam de um enorme terramoto, com "refinarias a arder" e tsunamis. Mas com a terra a tremer estão os nipónicos habituados, como se regista pelos edifícios de pé e pela forma com as pessoas reagiram, sem entrar em pânico, com aquela paciência muito oriental e uma competente preparação para este tipo de acidentes (já os ocidentais tiveram reacções de provocar ataques de coração). Nota-se como as estruturas estão prontas para responder a terramotos desta magnitude, sem querer sequer fazer comparações com o de um estado destruído como o Haiti, no ano passado, mas já podendo fazê-las com o da Nova Zelândia, do mês passado.

Já o tsunami é matéria para a qual não há resposta. A massa disforme e imparável que tudo arrasta e tudo leva à frente arrasou a costa nordeste do país de uma forma que não se imagina nem nas piores previsões. As notícias de povoações inteiras engolidas e comboios e barcos desaparecidos chocam pela sua dimensão e fazem esperar o pior quanto ao número de vítimas. Como se não bastasse, e além das refinarias que arderam, duas centrais nucleares foram atingidas, uma delas a escassos duzentos e tal quilómetros de Tóquio, e deixaram escapar nuvens radioactividade. Não houve mal que acontecesse aos japoneses. Em contrapartida, os portugueses lá residentes parecem estar a salvo, embora ainda haja algumas dúvidas.
Pode-se impedir que um terramoto cause estragos, reforçando estruturas, pode-se fazer protecções contra tempestades e o mar revolto, pode-se ir para longe de vulcões. Mas um marremoto e consequente tsunami é coisa a que quem habite no litoral não consegue escapar. Por muita tecnologia que se tenha - e os japoneses percebem bem do assunto - e por muito ciência que nos proponha a vida eterna, mesmo que nos tornemos biónicos, há coisas contra as quais não se pode lutar e não é possível escapar. O homem é mortal, é frágil, e definitivamente não é Deus, por muito que o queira.
 

Nenhum comentário: