quarta-feira, novembro 05, 2008

Yes, He could!



Ainda não vi as capas dos jornais, mas esta deve ser a frase mais relembrada hoje. Barack Obama ganhou mesmo as Presidenciais americanas e torna-se o primeiro Presidente com alguma cor a subir à Casa Branca (sendo aliás um verdadeiro "afro-americano" tendo em conta a herança paterna), e um dos mais jovens. As esperanças ilimitadas no candidato tenderão a cair ao longo do mandato, com o duro despertar para a realidade. Com problemas terríveis no Médio Oriente e uma crise económica assaz grave, ver-se-à agora do que é capaz o novo eleito.


É extraordinário ver como Presidente um homem que há escassos quatro anos chegava a Senador pelo Illinois, sendo considerado a grande esperança dos democratas para as presidenciais...de 2012. E que há apenas um ano não passava do candidato jovem mas inexperiente que dava luta à já anunciada candidata e provável vencedora, Hillary Clinton. A esperança tornou-se mesmo no tónico que o transportou em alucinante ascensão aos céus. A questão da cor nos Estados Unidos está definitivamente ultrapassada, mas talvez tenha mais importância no exterior do que a meramente simbólica, como já se pôde perceber, por exemplo, por declarações de Chavez: a imagem institucional dos EUA pode disso aproveitar-se e recuperar as simpatias que perdeu clamorosamente no pós-11 de Setembro. Assim saiba Obama mantê-las como Bush as perdeu. Bush, esse nome de que alguns se lembram hoje, o rosto de uma das piores administrações do último século e que nos meses que restam ainda pode cometer disparates. Que se deixe ficar sossegado a aquecer o lugar para o próximo, e que esse próximo consiga ao menos não desiludir.
Uma palavra para John McCain: foi um candidato honesto e esforçado, que tentou ao máximo desligar-se do Presidente cessante, nem sempre com sucesso. Cometeu alguns erros, como a escolha da inefável "Miss Alasca". Ainda assim, não me parece que saia completamente queimado. Mais culpados desta derrota serão outras figuras do Partido Republicano, além de todos os factores económicos e sociais sobejamente conhecidos.

2 comentários:

Freddy disse...

Yes, he did! Resta saber agora quando será o 1º atentado...

Anônimo disse...

Diz que já está planeado...