sexta-feira, agosto 22, 2008

Benfica 2008-09: antecipações
Desde Maio, o mês em que acabou o frustrante último campeonato e em que Rui Costa trocou a camisola de jogador pela gravata de director, que acompanho a par e passo a pré-época no Benfica. A princípio, julgava que seria necessário, para além de alguém que compreendesse bem o futebol, um treinador jovem e ambicioso e algumas mudanças no plantel, para substituir algumas peças mais importantes e um ou outro jogador sem talento ou força mental para jogar no Benfica.
O técnico que eu mais gostava de ver no banco do Benfica era Laudrup, mas a vinda de Quique Flores também não me deixou nada insatisfeito. É bastante dotado tecnica e tacticamente e deixou bom trabalho em Valência. A inclusão de Diamantino Miranda e, acima de tudo, do preparador físico Pako Ayestaran, para resolver um dos mais bicudos problemas dos últimos anos, são também mais valias visíveis.

Quanto ao plantel, embora maioritariamente satisfeito, teve algumas mudanças quanto a mim discutíveis. Era a favor das saídas de Butt, porque desnecessário (embora ache incrível que nem 1 milhão de €uros tivéssemos recebido), de Luis Filipe, e eventualmente de Edcarlos. Deveriam apenas entrar jogadores que colmatassem estas saídas e a de Rui Costa, além de uma ou outra que pudesse suceder, como a de Rodriguez, ou uma venda mais rentável.
Começando lá atrás, Quim e Moreira dão mais que garantias, mas tenho pena que não tenhamos conseguido vender o passe de Moretto para pôr no lugar do regressado estrangeiro um "produto" da formação, como Bruno Costa.
Na defesa, talvez não fosse má altura para vender Luisão, mas se ele se mantiver sem lesões talvez faça uma época superior ás últimas duas. David Luiz, essa incrível descoberta, é para ficar, claro. Gostei também do retorno do promissor Miguel Vítor. Sidnei é uma incógnita, até pode ser muito bom, mas os milhões oferecidos por metade do passe foram caso para torcer o nariz. Não se sabe se Zoro fica ou sai, mas quanto a mim é uma mais valia que ainda não teve oportunidade de se mostrar, até pela sua polivalência. Se não é para ficar, então que se ganhe algo com a sua saída (além de se poupar no elevado salário). Laterais: óptima a renovação com Leo, acertado o recuo de Maxi para a defesa, esperança na próxima época de Nelson e sérias dúvidas na troca de Sepsi para a vinda de Jorge Ribeiro,, um jogador mediano que saiu há uns anos a mal da Luz.

O meio-campo sofreu uma profunda remodelação. A saída inesperada de Petit para o Colónia (outro jogador oferecido!) abre o caminho para os prometedores Ruben Amorim e Yebda. O Maestro dá o lugar a Carlos Martins, o rebelde ex-sportinguista, esperando que finalmente solte o seu talento, e ao conceituado Pablo Aimar, um jogador que há uns tempos jamais acreditaria poder vir para o Benfica mas que tem jogado mais à frente. Dará azo a todo o seu talento? Em breve se saberá. Ainda temos para o meio do terreno o impetuoso Bynia e o polivalente Maxi. E Zoro, se não sair.
À frente há alguma fartura para o lado esquerdo. O quase medalhado olímpico Di Maria pode explodir se continuar na forma que tem mostrado em Pequim, mas terá aí de competir com Reyes, um daqueles jogadores de grande talento mas que prometem sempre muito mais, sem nunca chegarem ao patamar dos génios; e o jovem uruguaio Jonhatan Urretaviscaya, uma flecha com raça e sentido de golo, um jogador que promete vir a ser um caso sério e que já é um fenómeno de popularidade entre os benfiquistas.
No centro, Cardozo está em boa forma e pretende continuar os feitos do seu bombástico pé esquerdo; será também aconselhável a melhorar o pé direito e o jogo de cabeça. Makukula é um torre, mas é igualmente uma das piores contratações dos últimos anos, na sua relação preço/qualidade, e bom seria se fosse vendido. O tal "avançado móvel" que Flores tanto deseja tarda a chegar; não sendo Luis Garcia, quem virá até fins de Agosto?
Uma das maiores dúvidas para mim está na direita. Francamente, preferia ficar com Adu a comprar Balboa (4 milhões de €uros!); é certo que o americano não se chega à linha e cruza como o jogador da Guiné Equatorial, preferindo a finta e o passe curto, mas o seu talento é muito maior e pode ainda provar todo o seu valor se lhe derem oportunidade. Que o Mónaco seja inspirador...
Se nos primeiros jogos houve desconexões compreensíveis, os embates contra o Feyeenord e o Inter de Mourinho já deram uma melhor imagem da nova turma de Quique. Golos foram poucos, mas a baliza manteve-se intacta, e viu-se bom futebol. Veremos o que sai de Vila do Conde, no Domingo (ainda por cima o meu dia de anos), e sobretudo o que fará este Benfica 2008/09. Melhor do que no ano passado será de certeza, e confiança - com paciência - é que não falta. Assim como as razões para esperar algo de positivo.

Nenhum comentário: