quinta-feira, junho 12, 2008

Resumos

Depois de um excelente "Dia da Raça" passado debaixo do sol - com os pequenos senãos de ter apanhado depois uma arreliadora constipação e de quebrar o recorde de espera num restaurante por uma refeição - lá pudemos ver Portugal a vingar-se de 96 e a vencer a República checa por 3-1. Um resultado excessivo, diga-se, por causa dos constantes calafrios que os checos impuseram na segunda parte e da raridade das oportunidades. Mas com a eficácia de um excelente Deco, ao lado de um Crisnaldo e subir de forma e de um Nuno Gomes lutador, a equipa mostrou eficácia e inteligência. tivemos ainda ajuda dos otomanos, que venceram nos descontos e despejaram um enorme balde de água fria sobre os helvéticos, que ficaram fora da competição. com pouco sorte, diga-se. Mas a Turquia, muito embora possa ficar fora, já é especialista em eliminar os anfitriões destas provas (Bélgica em 2000, Coreia em 2002 e agora a Suíça).
Não pude ver o primeiro jogo, mas parece que Portugal se superiorizou muito aos turcos. Com a Suíça já não temos que nos preocupar, podemos mesmo usar uma equipa alternativa. Fontes de maior preocupação serão as falhas da defesa esta tarde, as eternas saídas de Ricardo e a notória falta de adaptação de Paulo Ferreira à esquerda.
Sobre as outras equipas, e com apenas um jogo decorrido, podem-se tirar algumas notas, mas restam algumas incógnitas. Não me espantou a vitória da Alemanha sobre a Polónia, mas não sei se teremos voltado ao tempo dos "11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha". A Polónia terá sérias dificuldades em passar. A Croácia tem outros argumentos, e a frágil Áustria, embora esforçada, só por milagre porá os pés nos quartos de final.
Segue-se o "grupo da morte": a Holanda entrou da melhor forma e quase esmagou a temível Itália, campeã do Mundo em título. Um 3-0 surpreendente, mas merecido. Já a França, de novo sem Zidane, desiludiu. Não terá grandes facilidades em passar. Aposto mais na recuperação dos transalpinos. A Roménia tem um equipa interessante, com jogadores da craveira de um Mutu, Lobont ou Chivu, mas a sorte não quis nada com ela e pô-la no meio dos tubarões. Mas às vezes há surpresas: lembram-se do Euro 2000, em que juntamente com Portugal, os romenos expulsaram" Inglaterra e Alemanha?
Resta-nos depois uma Espanha que para não variar começou em grande em grande deve pensar. Acho que vão aos quartos mas não passam daí. A Rússia, supostamente uma "revelação" do certame, mostrou-se uma vez mais acabrunhada e apanhou com um 4-1. Não me parece que passem, nem eles nem os nossos carrascos de 2004, os gregos. A Suécia deve ocupar a outra vaga, mas deste grupo não sairá com certeza o vencedor do torneio. Oxalá não me engane: é só trocar Suécia por Portugal e temos os mesmos intervenientes que "abriram" e "fecharam" 2004.
depois desta fiada de prognósticos e de frases feitas, duas notas. Uma para os suíços e as suas incríveis restrições em nome do seu "sossego"; proibir manifestações de júbilo meia hora depois do final dos jogos não cabe na cabeça de ninguém. As interdições à exibição de material nas fan-zones de outras marcas que não as patrocinadoras é de uma radicalismo bem à helvética. Para isso não tinham co-organizado o Campeonato. Bem dizem que é o povo mais chato da Europa. Tanto pior para eles, que agora têm de aturar as manifestações "tugas" e dos restantes adeptos por baixo das barbas. Não tenho pena nenhuma.
A segunda constatação vai para um erro já cometido e sempre relembrado em Portugal: em Klagenfurt, cidade dos seus oitenta mil habitantes e capital da alpina Caríntia, construiu-se um estádio para trinta mil espectadores. É pouco crível que tenha grande utilização no futuro. Se assim for, sempre se prova que não somos só nós a apostar em elefantes brancos parados (em França e Espanha aconteceu o mesmo). Mas mais insano que isso é planear para a pequena cidade um jogo tão perigoso como o Alemanha-Polónia. Desacatos não faltaram, e até houve um morto. Agora, Klagenfurt vai receber o Croácia-Alemanha. Não sei se haverá lá mais festa ou sentimentos de coração nas mãos. Que dirá o controverso governador Jorg Haider?
Amanhã temos mais um dia e mais uma fornada de Euro. A seguir com a atenção possível.

Nenhum comentário: