terça-feira, maio 22, 2007

Parabéns, Hergé















Há cem anos nascia Georges Prosper Remi, mundialmente conhecido como Hergé. Todos o relembram, mas não é demais fazer a homenagem ao criador de Tintin, Quim e Filipe e Jo, Zette e Jocko. Se só acompanhei artificialmente os segundos e terceiros, já o herói da poupa e das calças de golfe é para mim, desde pequeno, uma companhia indispensável. Nunca me esqueço de que folheava os álbuns na América e em África quando ainda nem sabia ler; a primeva aventura no País dos Sovietes que me ofereceram na minha Profissão de Fé, álbum maldito, a traço grosseiro, nunca reeditado a cores, que me incutiu definitivamente o gosto pela BD; os de pura aventura em terras longínquas ("Les Cigarres du Pharaon", "Le Lotus Bleu", "L ´Oreille Cassée", "L´Affaire Tournesol", "Coke en Stock"), com fugas de Meca, invasões japonesas - a história também entra aqui - golpes de estado em repúblicas das bananas, submarinos no mar vermelho e espiões balcânicos. O universo Tintin é riquíssimo tanto na narrativa, como nas comparações temporais e espaciais da sua época ou na espantosa galeria de personagens.

Além da sagacidade e coragem do repórter, e do voluntarismo do simpático Milou, temos as fúrias, emoções e insultos para todos os gostos e imensos "mille sabords" e "Tonerres de Brest" do capitão Haddock; o génio, a distracção e a hilariante surdez do Professor Tournesol; a incompetência e a redundância dos incríveis Dupondt, que deram origem a expressões variadas; a maldade burlesca de Rastapoupoulos e Sponsz, ou a mais trágica de Mitsuhirato ou de Jorgen; a amizade e perseverança de Tchang; o massacre Serafim Lampião; o solícito e fleumático Nestor; as diabruras de Abdallah; as dores de cabeça dos chefes de estado (Ben Kalish Ezab, Muskar XII, Alcazar ou Tapioca), e , claro, as excentricidades da Prima Dona Bianca Castafiore, tiranizando maternalmente os submissos Irma e Wagner.
Simultaneamente, como sátira da época e como fonte de imaginação, Hergé criou mesmo países fictícios, como a Sildávia (inspirada na Roménia, mas pela sua localização e tamanho, parecida com o Montenegro ou a Albânia) ou a sua ameaçadora vizinha, a Bordúria, presidida pelo ditador Plekszy Gladz e os seus bigodes, misto de ditadura fascista com o bloco soviético. E ainda San Teodoros, ao lado de Nuevo Rico, abalada pelos golpes de estado constantes entre os citados Alcazar e Tapioca, e os milhares de coroneis.

Claro que no centenário haverá sempre quem lembre as ligações do autor ao padre integrista Norbert Wallez, seu director, e mesmo a Leon Dégrelle, líder do rexismo belga; ou as suas inclinações jovens para a extrema-direita, o seu empedernido anticomunismo, colonialismo e antiamericanismo, que teriam ficado expressos nos primeiros álbuns, e até antisemitismo (dando como exemplo o banqueiro de nariz adunco em "A Estrela Misteriosa", ou a primeira versão, depois alterada, de "no páis do ouro Negro"). Tudo isto podia ser verdade. Mas mesmo que seja, é bom não esquecer que estava dentro do espírito comum da época, de que grande parte dos artistas se não distanciava; e que nem isso ensombra o fabuloso universo iniciado em 1928 com umas toscas pranchas do escuteiro Totor. Rémi iniciou e de asas à fabulosa BD da Bélgica, verdadeira indústria e referência cultural daquele país artificial.
Parabéns, Hergé!
Já agora, fiquem com um pequeno glossário, em francês, dos insultos do Capitão Haddock. E saibam que o Castelo de Moulinsart existe mesmo, só que com outro nome.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola!
Parabens a Hérge, e parabens para ti. (por teres feito este bloguer)
Sou o Andre e tanbem desde a 4ª classe que gosto das aventuras de Tintim.
Agora tenho 13 anos, e ainda gosto.
Todos os dias vejo pelo menos 2, 3 videos do Tintim por dia. So nao vejo mais porque nao tenho muito tenpo.
Eu gostaria muito de trabahar um dia com Hérge e escrever as suas historias e desenhalas na banda desenhada.
Mas para isso tinha de saber falar muito bem frances, e tenho sempre 2 na pauta da escola. Mesmo assim seria muito dificil entrar em contacto com Hérge para lhe dizer isso.
Eu tanbem tenho um blogger do tintim mas para ja nao tenho nada nele.
Era giro ter um amigo/a pela internet que partilha os mesmos gostos pelo Tintim.
Se quiseres ser meu amigo pela internet, o meu e-mail é:

Andre7Frazao@hotmail.com

Boa continuaçao do blogger.

=)