segunda-feira, janeiro 09, 2006

Os nomes dos blogues

Como já disse num post passado, as eleições presidenciais são uma coisa que pouco interesse me desperta. Só mesmo a campanha, uma coisa que aterroriza Vasco Pulido Valente e semelhantes, é que me sugerem uns sorrisos de ocasião, ao ver Soares nas suas sete quintas a dançar nos mercados, o embaraço de Alegre só atenuado em Coimbra, os abraços a que Cavaco está sujeito, as aventuras de Jerónimo e Louçã por terras da margem sul do Tejo (e não só: nesta campanha, já vi pessoalmente o líder bloquista duas vezes, na Baixa do Porto) e as visitas de Garcia Pereira a terras de Basto, com a sua comitiva enfiada num Mercedes dos tempos da RDA.

Tenho também prestado uma curta atenção a alguns blogues "não oficiais". O conteúdo, como cá fora, serve em 80% dos casos para atacar aquele que se pensa ser o adversário directo. Mas a concepção e os participantes têm o seu valor, assim como as denominações. Mas, neste campo, quero fazer uma ressalva: Pulo do Lobo, Super Mário e O Quadrado são nomes bem achados e que fazem uma subtil ligação aos candidatos respectivos. Todavia, nem todos se recordarão dos fins de semana do Professor no "Portugal profundo", nem das personagens dos jogos da Nintendo, ou menos ainda de algumas colectâneas de contos recém saídas do prelo. Assim, e de nada valendo nesta altura do campeonato, darei apenas o meu contributo moral: proporia alternativa e respectivamente os nomes de O Bolo Rei, O Bochecas, ou A Mim Ninguém me Cala. Garanto que os candidatos ficariam imediatamente identificados pelo português comum. Eu sei, já é tarde, mas vale a intenção, lamentavelmente atrasada.

Nenhum comentário: