sábado, janeiro 01, 2005

Fim de ano

Agora que o ano chega ao fim observa-se outra tradição sazonal: a da recapitulação dos acontecimentos ao longo dos doze meses. Não o farei aqui n ´A Ágora por respeito aos leitores, já que escreveria linhas e linhas (mais do que no post anterior) para os relembrar. O que se pode dizer é que foi um ano atribulado, com mudanças políticas abruptas e confusas, euforias e depressões de mão dada, protestos, histerismos e discussões em fim. Tudo inserido num mundo em que o terrorismo é mais do que nunca uma ameaça global, os sistemas políticos e internacionais passam de prazo a olhos vistos, os acordos e tratados sucedem-se perante a desconfiança da opinião pública, e o mundo volta a perceber, neste penoso final de 2004, que a Natureza continua a ter a palavra mais forte.
No meio disto tudo, destacarei apenas os loucos dias do EURO-2004, em que Portugal saíu ás ruas em apoio da sua Selecção e na recepção a todos os alegres estrangeiros que nos "invadiram". Um início de Verão decorado com bandeiras nacionais, ao som de Nelly furtado e das músicas do EURO, regado a cerveja, colorido com as bandeiras da Europa, com as cidades portuguesas como fundo e os novos estádios por palco. Chamaram-lhe boçal, despesista, tudo o que fosse censura serviu denegrir o evento. Aqueles que passam parte do tempo a falar da "depressão" e da "tristeza" dos portugueses viraram baterias para a "euforia" dos lusos. Talvez tivessem razão. Talvez. O que eu sei é que dificilmente se viveu um momento colectivo tão alegre como o EURO, ou em que Portugal e o seu povo tivessem sido tão bem visto no resto da Europa como nesses tempos. Contra todos os denunciantes do "Fado", eles próprios emersos num trágico pessimismo que lhes revela as raízes lusitanas. Muitas saudades teremos (já não temos?) dos bons dias que vivemos durante o EURO-2004.

Ah, e vale a pena lembrar que em 2004 nasceu A Ágora!

Um óptimo 2005 para todos, e que as desventuras do ano que acaba sejam ultrapassadas.

2 comentários:

João Pedro disse...

Alguém com a consciência pouco tranquila resolveu colocar aqui um comentário obsceno e caluniador.Trata-se da mesma corja que tem paraticado actos afins noutros blogs. Só para avisar que aqui não têm sorte nenhuma, e que outros comentários do mesmo calibre serão imediatamente removidos.

Anônimo disse...

Think that could give you some Search Engine popularity, and traffic???