quinta-feira, dezembro 16, 2004

Esclarecimentos da bola

Alguém se admirou com a goleada que o SLB sofreu em Belém? eu não. Não tanto porque a equipa está desmoralizada, ou porque não tem qualidade, mas tão somente porque tinha toda a defesa principal lesionada, sem contar com as ausências de Nuno Gomes e Manuel Fernandes, e com os regressos de um Petit e de um Carlitos ainda sem ritmo. Claro que desatou tudo a caír sobre nós, inclusivé os próprios adeptos. Mas o que eu pergunto é: qual era a equipa portuguesa que, nas mesmas condições, com tão grande vaga de lesões, não sofreria um resultado idêntico?Resposta: nenhuma. E daqui a dias, com o Penafiel, há que temer novo desaire. É que a questão não tem a ver sequer com a qualidade de quem joga, mas com a quantidade. Ao que parece, não há jogadores em número suficiente para formar o meio-campo. Assim, se não perdermos podemos sempre ter esperança. Se perdermos, adeus temporada 2004-2005.

PS: no artigo futebolístico de Sousa Tavares desta semana pode-se ver como certas pessoas por vezes deliram quando falam de futebol. A habitual história do "nós contra todos", o achar que a detenção de Pinto da Costa é puro "show-off", que é tudo uma cabala para fazer o Porto ruír, "calúnias, difamações, falsificações históricas grosseiras", e que o "Porto é mais do que um homem" (mas não é ele o "Papa"?) é uma lengalenga a que já nos habituámos. O que eu não sabia é que o Poto tinha levado de vencida tantos clubes como "Real Madrid, Arsenal, Barcelona, Juventus," etc, e pasme-se, Valência e Milan! Alguém podia dizer-lhe que o Porto perdeu as Supertaças com estes últimos clubes? Agradecia-se o favor, embora não deva ser fácil.
Ah, e para que dúvidas fiquem esclarecidas, o Porto ganhou a Intercontinental (mau seria, contra o Once Caldas), mas isso não faz dele o "Campeão do Mundo". Para já porque não existem outros continentes à disputa, e depois porque o único verdadeiro Campeão do Mundo de clubes é o Corinthians de S. Paulo

3 comentários:

A. Narciso disse...

Sou Benfiquista mas tb adepto do Restelo. Claro que n fiquei contente com a goelada. Uma vitoria por 1-0 tinha sido melhor. Concordo ctg em alguns pontos. O Benfica estava de facto mto debilitado, mas isso nao justifica sofrer 3 golos em 15 minutos. Ainda assim a "equipa" do Benfica que se apresentou no Restelo tem qualidade tecnica superior do que o Belenenses. Nao me chocava nada que o Belenenses ganha-se, bem pelo contrario, os numeros da vitoria é que sao preocupantes. Se os suplentes n conseguem ao menos jogar com dignidade o que fazem lá entao? As culpas vao para quem fez a equipa.

Quanto ao Porto, sem duvida que é uma equipa com gabrito internacional, mas n é nenhum Milan ou Real Madrid. Quanto mto um Bayer Munchen e mesmo assim estou a ser amigo.
Abraço

Freddy disse...

A Zona Franca faz hoje um ano de existência!
Que tal passarem por lá para ajudarem a apagar a vela e comerem um bocado de bolo?

Aquele abraço cheio de saudades!

João Pedro disse...

Parabéns, Freddy. Não tenho passado pela Zona Franca desde a tua paragem, mas agora vou lá dar um salto.

Alexandre, tens razão na apreciação que fazes sobre os suplentes do Benfica. O problema é que além de não serem grandes jogadores, também não passam por grandes momentos de forma, casos do Geovanni e do Karadas, que são melhores que aquilo.Quanto ao Porto, independentemente do bom momento "internacional", há que não esquecer que ainda há dias perderam em casa com o Beira-Mar.Como clube, são mais do tipo PSV, Borrussia ou Panathinaicos, como já uma vez disse aqui no blog. Abraço.