sexta-feira, outubro 01, 2004

Os blogs urbanos

Apesar da minha simpatia pelo ambientalismo e ecologia, e de apreciar um bom passeio bucólico ou tão só uma tarde de inacção a apanhar raios de sol entre um prado ou uma vinha (perdoem-me a veia poético-lamechas), sou um incansável apreciador das paisagens e ambientes urbanos.
Sejam skylines, ícones, mitos ou atracções monumentais, as cidades são uma fonte inesgotável de interesse, com a sua história - e as suas estórias - e encontro de culturas, onde se misturam personagens bizarras, cidadãos anónimos e estranhos de passagem, enquadrados por pedras seculares, edifícios e betão ou elementos naturais que se imiscuem por entre a vida urbana.
Também a blogosfera se dedicou ao caso, relativamente a algumas cidades portuguesas. O Avenida dos Aliados é um óptimo representante da classe, desvendando mitos e histórias da cidade do Porto, exprimindo sensações, exibindo fotografias luminosas, apesar do granito, ou gravuras de um burgo do passado. Curioso é também o Bateria da Vitória, mais diversificado quanto aos assuntos, e que apresenta algumas ideias interessantes, embora discutíveis. Têm é aquele pequeno defeito de serem portistas indefectíveis, mas pronto.
Outro exemplo, agora Alfacinha, é O céu sobre Lisboa. No início um blog dedicado apenas aos aspectos mais fugidios e despercebidos da capital (e ao seu clima, fazendo jus ao nome), tem vindo ultimamente a divergir para outros pontos do país, nomeadamente ao sul. Também ele um excelente blog que nos revela segredos e curiosidades, contando também pequenas histórias do que melhor Lisboa tem para oferecer.
Esperam-se mais insignes blogs urbanos, sejam nacionais ou estrangeiros. O assunto é vasto, e matéria para escrita não faltará seguramente.

Nenhum comentário: