sábado, janeiro 17, 2004

Início

Eis pois o início desta ousada aventura na blogosfera nacional. Ousada porque nunca fui exactamente um virtuoso da informática. Por isso perdoar-me-ão todos os que me lerem a falta (passageira) de links e outros segredos na matéria, pelo menos para um "bloggonauta" tão verde como eu.

Antes de mais porquê A Ágora? Talvez porque nos domínios da Net já dominem os Fóruns, e tivesse querido dar uma expressão mais helenizada ás mais opiniões. Além de que sou um apaixonado por tudo o que diga respeito à Grécia, como se comprovará a seu tempo em posts vindouros. Não se pense contudo que há aqui uma relacção directa comos referidos Fóruns, e a prova é que, pelo menos por agora, não tenho qualquer espaço para comments. Pretende, isso sim, homenagear a blogosfera no seu todo, como espaço inovador de discussão e expressão individual. Um pouco como a antiga Ágora de Atenas, praça poeirenta no sopé da Acrópole, e embrião físico desse sistema tão gasto e simultaneamente tão jovem a que chamamos democracia.

Certas características estarão sempre previstas neste blog: ideias que defendam o Porto (cidade), O Benfica (clube), a Monarquia, na sua vertente menos afadistada, a uma escala moderada o cristianismo e uma vaga ideia política que se poderá apelidar de social-democracia no sentido original do termo. Outros valores queridos serão a Europa (particularmente a cultura francófona) e o ambiente (sim, isso mesmo, a ecologia). Muito pouco que agrade a um entusiasta da actual administração norte-americana, por exemplo.
Não é de excluír porém que outros convivas se juntem a este espaço. Para já, o mote está dado.

É pois com estas posições, aparentemente contraditórias entre si, que todos os que aqui se dirigirem terão de se defrontar. Em relacção a tudo o que disse defender não me afastarei um milímetro, dentro dos limites do bom senso, da cortesia e da simples decência. Posto isto, está lançada A Ágora.

E mais não digo, por hoje. Até amanhã...

Nenhum comentário: